Ilustração

Como escolher as cores certas para a sua marca

As cores exercem um importante papel na identidade visual porque produzem diversos efeitos em nós e ajudam no reconhecimento e memorização das marcas além de estarem profundamente relacionadas ao conforto visual, que é vital para tornar o conteúdo claro e intuitivo.

O set ou paleta de cores não está apenas para trazer beleza a um projeto. A psicologia estuda as emoções e até as mudanças de humor que as cores evocam!

Você já reparou que os logotipos de muitas marcas de tecnologia são azuis? Pense no Facebook, IBM, Intel e HP, que usam essa cor passiva para simbolizar liberdade, confiança, inteligência e progresso. Compreender a psicologia das cores pode ajudar  sua marca a refletir e comunicar sentimentos. Por exemplo, se você deseja que alguém fique empolgado ou cheio de energia enquanto navega no site, considere cores ousadas como vermelho, amarelo ou laranja. Ou, para um efeito calmante, experimente tons pastéis ou azuis e verdes inspirados na natureza.

Não tenha medo de experimentar! Quando a Heinz lançou sua garrafa de ketchup verde ‘Squirt Blastin’, maismais de 10 milhões de garrafas foram vendidas nos primeiros 7 meses eresultou no maior aumento de vendas na história da marca, na casa dos 23milhões de dólares.

É uma verdade conhecida que cores diferentes produzem diferentes impactos sobre os consumidores. Certifique-se de experimentar pelo menos três opções para garantir que você encontre uma paleta que eleve a sua marca.

Analise a concorrência pesquisando logotipos, sites e esquemas de cores de outras marcas no seu setor pode ajudá-lo a decidir se deseja competir ou se destacarem.

Outra maneira de experimentar diferentes paletas de cores é criar um quadro de humor usando cores extraídas de imagens ou de outras marcas esquema de cores. Isso pode ser feito usando uma ferramenta de seleção de cores e extraindo o código hexadecimal De uma cor escolhida. Colocando várias cores juntos, você terá uma idéia sobre o humor ou emoções que seu marca vai evocar.

Muitos designers recomendam o uso do 60-30-10 sugerindo que você escolha uma paleta de três cores usando a proporção de 60%, 30% e para distribuição.

Visite nosso portfólio e descubra como tudo isso funciona!